Empreendedorismo Jacqueline Ap

Aprenda a gerenciar as atividades da sua empresa

Rate this post

Para um bom desempenho no mercado é preciso saber gerenciar as atividades da empresa

Muitos empreendedores não tem conhecimento ou pouco conhecem sobre a Gestão de Processos. É essa ferramenta que auxilia no desempenho das empresas em cada etapa. Que nada mais é que o gerenciamento das atividades de rotina do negócio, independente do seu porte.

Qualquer empresa precisa ter um controle sobre o que entra e sai, e uma boa gestão de processos que controla o dinheiro gasto nas contas fixas, na prestação de serviço, contratação de funcionários, criação de produtos, tudo que faz parte da rotina de um empreendimento. E a capacitação é de extrema importância, para que tudo ocorra corretamente.

Com uma boa gestão de processos o cliente enxerga a qualidade do que é fornecido a ele, mas para isso é preciso um excelente monitoramento e controle desses processos de transformação que vão desde o que chega na empresa, seja matéria prima ou informação, até o produto final que vai para o consumidor.

Existem os conceitos de gestão de processos, que servem como apoio para auxiliar o empreendedor a alcançar seus objetivos alinhando de forma correta as estratégias da empresa. São cinco etapas que passam por todos que trabalham dentro do empreendimento, pois a gestão deve percorrer cada cargo ocupado para que tudo caminha na mesma direção.

Conceitos que ajudam na gestão de processos

O primeiro passo é o mapeamento. Ele serve como um levantamento para saber como a empresa está estruturada no mercado e como o trabalho é feito. Nesse ponto é importante a participação de todos os envolvidos nos processos de trabalho, para que haja um alinhamento de informações e facilite a execução.

Depois vem o conceito de modelagem, que é onde o trabalho é colocado em prática, da ideia ou matéria bruta até o produto final, sejam eles informações ou materiais. Os impactos só podem ser percebidos depois do mapeamento e modelagem, e é aqui que entram as melhorias. Que é o processo feito para consertar o que não deu muito certo e aperfeiçoar o que está na média. Agregando assim maior valor no que é comercializado.

Agora que tudo está feito vem a fase da implantação. Cada uma das tarefas a serem executadas no processo ganha forma e faz com que surja a rotina de trabalho. Assim facilita-se a execução dessas tarefas pelos seus respectivos responsáveis. A execução é primordial para que a empresa siga nos trilhos dentro do mercado e fique bem estabelecida.

E por ultimo e não menos importante, é o monitoramento dos processos. Nessa hora que os desvios são notados e corrigidos durante a execução. As empresas não investem muito no controle dos seus processos e isso acaba dificultando o rendimento dentro do mercado. Pois não conhecem seu público alvo e o que eles esperam dos seus produtos e serviços. O monitoramento garante a prevenção de problemas, e isso só é possível com um grande envolvimento no processo.

A gestão de processos traz inúmeras vantagens para um empreendimento, agiliza e melhora a execução dos processos e a qualidade do produto, por exemplo. É preciso acompanhar cada detalhe para saber como melhorar e buscar cada vez mais o sucesso da marca.

Deixe Seu Comentário
Compartilhar:

Jorge Luiz | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!